domingo, 6 de julho de 2008

Direito desportivo ou palhaçada


A tramoia estava programada. Pinto da Costa e o Boavista tinham que ver anuladas as penalizações que a CD da Liga lhes aplicou. A salvação unica concentrava-se no presidente do CJ da Fed.. Homem de toda a confiança, como prova o seu trajecto, não só, fora do CJ, mas principalmente pela forma como lá entrou, para despenalizar um castigo a Valentim Loureiro que o então presidente se recusou a fazer e por isso pediu a demissão. É publico e oficial. Adiada sucessivamente a reunião, só foi convocada para véspera da homologação dos campeonatos, apesar da urgência na resolução dos casos. Na véspera da reunião, uma "fuga" de informação, a partir da Fed (pres. do CJ.?), propiciou a publicação de um acordão do cons. João Abreu, no DN, de Oliveira. O acórdao era pela confirmação do castigo da CD Liga aos prevaricadores do Apito Final. Ao mesmo tempo, e à ultima hora, entravam pedidos de impedimento na votação destes casos ao cons. autor do acórdao. Um outro pedido do Paços no sentido de impedir a votação ao presidente já dera entrada e caira em saco roto. O pres. auto-avaliou-se como credível e isento nas votação. Nem comunicou aos outros membros.
Eram conhecidas as tendências de voto dos conselheiros, e todas as probabilidades apontavam para a confirmação dos castigos aplicados em sede da da CD Liga.
Boavista e Porto tornaram publico que a sua defesa, levantamento do castigo, assentava na decisão do CJ, bastante problemática, como se pode constatar pelos desenvolvimentos.
Que saídas restavam? A saída de João Abreu, impunha-se, o seu acórdao foi explicito sobre a posição que tomaria. O Presidente, bem tentou esse estratagema, mas como foi impedido de o concretizar, por oposição de 5 conselheiros, abandonou a reunião pretextando falta de condições, apesar da urgência de decisão que os caso requeriam. Que condições faltaram ao presidente?
Os artigos 4 e 5 do regimento do CJ (http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/DOCS/REGULAMENTOS/Regimento_ConsJustica.pdf) são bem claros. Transcrevo, "As deliberações do Conselho de Justiça só são válidas quando tomadas com a presença da maioria dos membros e por maioria de votos. Ora esta condição estava assegurada. Porquê então a obstinação do presidente em querer dar por acabada a reunião sem nada decidir?
Nada decidindo, o presidente sabia que apenas beneficiava os infractores, ao evitar adiando a sua penalização, enquanto gerava uma intensa cortina de fumo juridico até aqui sempre favoravel a quem ele defendia. Foi a saída possível e programada de um presidente que o Paços de Ferreira entendeu ser suspeito para derimir a causa, e pelos vistos com razão. Parabens ao advogado do Paços que ontem esteve na RTP-N em contraponto a dois "profissionais" da laracha de seus nomes, Alvaro Braga J e Manuel Queiróz.
Há aqui uma relação de causa/efeito muito nítida que o pres.do CJ nas declarações que prestou não foi capaz de esclarecer.
Aguardemos o que Madaíl e Loureiro (FED. e LIGA) vão dizer. Se querem que o direito desportivo funcione ou se vão continuar com a palhaçada? Uma sugestão, demitam-se e levem o SE do Desporto.

12 comentários:

Maestro disse...

só me dá vontade de rir ver o quê que os andrades fazem. Ate onde vai a falta de principios desta gente?
Mesmo assim ainda me custa a acreditar que é desta que eles são entalados!
E ver essa gente toda demitida é uma miragem, tinham que ser presos!!
Saudações gloriosas

Anónimo disse...

É evidente,...esta máfia que domina há décadas o futebol português vai demorar e esprenear ainda muito para largar os lugares que ocupam e lhes permitiram ser reis e senhores do futebol em Portugal. Mas já faltou mais para nos vermos livres deste Polvo mafioso de personagens grotescas de práticas bestializadas !!!!

goleador disse...

maestro e mugabe,
claro que vão espernear. Têm poderosos do seu lado, como poderiam ter durado tanto tempo, sem eles?
Não sei se já leram as declarações do
j. Gabriel? Estão no Expresso on.

É preciso é ter inteligência e preserverança, não lhes dar descanço.

Anónimo disse...

O conas do Madail acabou de dizer que não se mete nessas alhadas,...vai apenas notificar os interessados ou seja Boavista e Pintinho!

Ana Camarra disse...

Goleador:
Já prenderam o Vale e Azevedo...

Ana Camarra disse...

Goleador:
Já libertaram o Vale e Azevedo....sem fiança

goleador disse...

Claro o gajo, Merdaíl, disse sem dizer. Mas o P. Relógio foi mais claro e afirmou que a realidade é que a reunião não terminou com a cena do sr. presidente, continuou com os outros membros.
Saiu o tiro pela culatra aos batoteiros.
E agora o FDP vai ser averiguado pelo PGR. Vai ser a derrocada do sistema.

goleador disse...

Camarrada,
O Vale Azevedo FOI presidente do Benfica. Está metido noutros barulhos. Aqui falamos dos "barulhos" e batotas no futebol.
Mas é sempre um prazer, tirar-te dúvidas. Ou que tu me as tires.

Ana Camarra disse...

Eu tenho muitas dúvidas e engano-me com frequencia.
E esta gaita da verificação de palavras é muito chato.

E não me escrevas assim esse FOI em letra grande que eu sei que foi, mas não por isso é menos ordinário que os outros, certo?

Tu trata-me bem que eu até coloquei cromos do benfica no meu estaminé e já espigaram comigo.
Não se consegue agradar a todos!

goleador disse...

Claro que concordo, camarrada.
O VA é um escroque social.

Nunca te tratarei mal e a prova aí vai. Mil bjocas.

Anónimo disse...

É a Lua.........ahahahahahahahah

goleador disse...

mugabe,

Tás ca mosca
ou
xêra-te a palha?