quinta-feira, 3 de julho de 2008

O castigo a Pinto da Costa é válido.




O DN revela hoje que o acordão do CJ valida o castigo aplicado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga a Pinto da Costa, suspenso por dois anos por tentativa de corrupção à equipa de arbitragem do jogo FC Porto-Estrela da Amadora... Segundo apurou o DN, esta é a decisão, ou melhor, o projecto de acórdão do relator do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) João Carrajola Abreu, que ficou com um dos dois recursos do presidente portista à pena aplicada pela CD, a 9 de Maio último.
Diz ainda a notícia que, "o conselheiro valida as escutas, concorda com os procedimentos da CD, pelo que não aceita o recurso de Pinto da Costa, defendendo dessa forma a manutenção do castigo: suspensão de dois anos, por tentativa de corrupção. Por este mesmo ilícito, o FC Porto foi punido com a perda de seis pontos, não tendo o clube recorrido. Uma situação que, recorde-se, provocou, numa primeira decisão da UEFA, a exclusão dos portistas da Liga dos Campeões, o que foi posteriormente rectificado, tendo ficado o organismo europeu à espera da resolução do caso no CJ da FPF. Desta forma, o que vier a ser decidido no órgão federativo terá implicações numa futura apreciação do processo por parte da UEFA".Adianta o jornal que, "o relator não foi influenciado pela decisão do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, que segunda-feira decidiu arquivar o processo relativo ao mesmo jogo, o tal que ficou conhecido pelo "caso da fruta para dormir" (alegadas ofertas de favores sexuais à equipa de arbitragem liderada por Jacinto Paixão). Nesse despacho judicial, o magistrado considerou que as intercepções telefónicas não poderiam ter sido utilizadas. É que, como salientou o juiz, estando em causa no encontro FC Porto-Estrela um crime na forma tentada, a moldura penal é inferior a três anos de prisão e o uso das escutas só é possível quando ao crime corresponde uma pena de prisão superior. Outro assunto deste processo que esteve na origem da decisão de arquivamento por parte do TIC do Porto foi o depoimento de Carolina Salgado. O juiz colocou em causa a veracidade das declarações e pediu mesmo uma investigação do DIAP. Já para a condenação aplicada pela CD da Liga as declarações da ex-companheira de Pinto da Costa foram um importante contributo."

Aditamento de ultima hora. Uma noticia de "o jogo"
(desculpas para os comentadores que não leram)
17:16 - Futebol - FPF
Conselho de Justiça aprecia recursos do Apito Final amanhã à tarde

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol aprecia amanhã os recursos apresentados por Pinto da Costa e Boavista, no âmbito do caso Apito Final. Na reunião, agendada para as 15 horas na sede da FPF, Lisboa, os conselheiros vão apreciar, entre outros, os recursos do Boavista e de Pinto da Costa às decisões da Comissão Disciplinar da Liga que determinaram a descida de divisão ao clube e a suspensão por dois anos do presidente do FC Porto. O Boavista foi punido por actos de coacção sobre árbitros, enquanto Pinto da Costa foi castigado por duas tentativas de corrupção, pelas quais ao FC Porto foram subtraídos seis pontos, decisão da qual o clube não recorreu.

Como podem verificar, o tipo de jornalismo deste pasquim desportivo, dá-lhe para ignorar o que diz o outro jornal, do mesmo Oliveira, sobre a matéria. Um bom trabalho jornalistico, dado ser uma autentica peça de investigação que, a não ser verdade, será uma autêntica manifestação de manipulação mediática. Dá para perceber?




9 comentários:

Ana Camarra disse...

Se Pinto da Costa ainda não foi condecorado no 10 de Junho deve de ser para o ano.
Enquanto o pessoal anda entretido com a fruta dos arbitros e com a inocente da Carolina que coitadita trabalha num Bar de alterne e quando saiu com o rapaz a primeira vez para Espanha ficou muito surpreendida com o facto de ele ter alugado só um quartito.
Enquanto o Pessoal andar todo entretido com isso não pensa no resto!
Merece a Ordem de Santiago!

Anónimo disse...

Bimboo da Costa é um bom mafioso,.....bimbo da costa é um bom mafioso.... imaginem a música....heheheheheheheheh

Se calhar esta não pegou muito bem....!

Anónimo disse...

Caro Bola na Tola
Tira lá a música de fundo. É muito incomodativa para quem se quer concentrar na leitura e para quem não quer incomodar a vizinhança.
Quem quer ouvir música ligue o rádio.
Vá lá faz isso.
Cumprimentos

goleador disse...

Jorge,
é pá podes baixar o volume e até desligar a música.

És um atrasado tecnologico, dir-te-ia o Zé Sócretino.

goleador disse...

Camarrada,
eu penso no resto.
Percebes ou faço o boneco.

Gooooooooollooooo.

ahahahahahahahahaha

Ana Camarra disse...

Ó Goleador

Ou estou tãtãn ou passas a trazer tradutor.

Anónimo disse...

"A Assembleia Geral do Benfica terminou há minutos, por ordem do presidente da Mesa, devida a «falta de condições» para que continuasse.

Depois de o orçamento de contenção para as modalidades ter sido aprovado, começou a debater-se a questão das claques e Luís Filipe Vieira passou a ser alvo de insultos. Pouco depois, era fechada a sessão, devido ao ambiente quente que se verificava no Pavilhão do Estádio da Luz.

Sem prestar qualquer declaração, Vieira preparava-se para abandonar as instalações quando foi confrontado e empurrado por alguns adeptos mais exaltados, obrigando à intervenção dos elementos da segurança presentes no local.

Nesta altura, os adeptos ainda não dispersaram."

Gente fina é outra coisa...

bivolta disse...

Não sei porquê, mas a cena contra o LFV dos NN faz-me lembrar a quadrilha do macaco no ataque aos jornalistas ou no assalto ao holandês no olival.

Ana Camarra disse...

Goleador

Cá para mim não fazia falta o aditamento, mas de qualquer das formas muito obrigado