sexta-feira, 6 de junho de 2008

Da força do "polvo" à razão desportiva.



1 - Síntese da questão
O FCPorto foi excluído da Liga dos Campeões, na sequência de uma penalização do CD da Liga P. de Futebol, com base em factos occoridos em 2003/04, protagonizados entre aquele clube e arbitros de futebol relativamente a jogos em que aquele clube e árbitros participaram. O apuramento destes factos demorou, dificultado pela acção portista junto das diversas entidades com influência no andamento dos processos e tambem pela falta de vontade evidente de quem de direito, os órgãos de decisão desportiva, na parte ou no todo, investigarem a matéria suspeita e decidirem. Decorreu todo o tempo que sabemos, e finalmente foi anunciada a decisão.
A CD da Liga anunciou as penalizações aos prevaricadores. No caso, em apreço, o FCPorto e o seu Presidente, Pinto da Costa. O clube não recorreu ao que lhe foi imputado, logo aceitou o castigo, o que equivale a assumir a culpa. Pinto da Costa recorreu e ainda está por conhecer o resultado do recurso.
Se internamente a questão estava resolvida, de uma forma, até gozona (não ganhamos com 20 de avanço, ganhamos com 14), pelo presidente dos portistas, outrotanto a nível da UEFA a coisa fiava mais fino, já que existia um regulamento que impedia a participação em provas uefeiras a clubes envolvidos em casos de corrupção, ou que tenham estado.
2 - Aspectos relevantes
Da parte do FCPorto e do seu presidente, que tudo prevê e nada deixa ao acaso, a argumentação muda à medida que o processo avança de fase em fase. Manifestou e manifesta que nunca teve medo de nada e anda sempre de consciência tranquila. Mas preferiu: ver chefias da PJ portuense substituidos, processos arquivados, e outras "manigâncias" menos visíveis ao comum dos mortais, não recorrer da decisão do CD da Liga, que falar no local certo, os tribunais, e demonstrar a sua inocência e consagrar aquilo que diz, (como bravata) que os ratos é que fogem (declarações à SIC enquanto suspenso da sua actividade desportiva).
Da parte de Madaíl, FPF, depois de gorada a tentativa de pedir equidade e de permitir um apenso ao processo enviado à UEFA, profere declarações dúbias que mais parecem querer: que o tráfico de influências encapotadas continue e que não seja a verdade da justiça desportiva o mais importante no nosso futebol.
É que Madaíl parece querer ignorar que há regras no futebol interno a cumprir. E por quem as infringe. Mas se há beneficiados, são as circunstancias que mandam. Não há condenação que se faça (imparcialmente) para beneficiar entre terceiros, este ou aquele clube.
3 - A força do "polvo"
Mas enquanto os actos já foram aceites pelo clube, como é conhecimento público, e a tentação de Madaíl (FPF) em subverter o processo é de admitir, o desespero da defesa chega lá fora. É o polvo a estender os seus tentáculos. Nem escondem o recurso a lobis corporativistas, como se as regras e os órgãos internos não vinculassem ninguém. Para Pinto da Costa é patente a escolha do método, em força e em quantidade quando a intervenção escondida não resulta.
Sintomático o que revela o JN de hoje.
"Estamos a acompanhar a situação a par e passo, desde o início, e entendemos que a decisão da UEFA não tem justificação", sublinhou Raul Sanllehí, sustentando que o objectivo é "fazer lóbi" a favor dos tricampeões nacionais. "Os factos ainda não estão provados, pois o caso não transitou em julgado", lembrou. De recordar que o aparecimento do G-14, entidade que agrupava uma boa parte dos clubes do top europeu, incluindo o F. C. Porto, se deveu, precisamente, à necessidade de afrontar a UEFA e cuidar dos interesses das equipas, em contraponto com várias das teses apresentadas pela estrutura sediada em Nyon.
4 - Lógica
Declarações pressionantes de um lobista, facilmente comprováveis, que apenas têm em conta a versão portista dos acontecimentos, logo longe de quererem justiça. Mas que qualquer entidade competente e justa, face ao processo, desmantelará. Não tenho formação jurista, mas a lógica ninguém a consegue esconder. E a justiça da UEFA não quiz, e condenou. A não ser que sobre outro órgão, ...lobimente... consigam. Mas isso daria pano para mangas.

12 comentários:

Ana Camarra disse...

Pronto vim cá deixar um Olá, mas continuo a não ligar nada ao futebol.
Bom fim de semana, não te enerves muito amanhã, eu cá vou comer caracoís quando for o jogo e os meus amigos já sabem que fico de costas para a TV.

goleador disse...

Camarrada, não sou de nervosismos pelos resultados. Sei distinguir entre o que gosto e a realidade. As minhas emoções, não as contenho porque seria um "castrado", mas conheço as suas causas com a racionalidade própria de um ser pensante. Apesar da bola.

Por acaso gosto e muito de caracóis. Mas sou exigente na escolha de quem os faz e na maneira como são feitos.

Anónimo disse...

Este goleador é lixado....pronto já está a querer fazer um golinho mesmo em fora de jogo e tudo !!!
Vale tudo,...até gosta de caracóis !!

ahahahahahahah

Anónimo disse...

O Madail faz parte do polvo,...aliás sempre fez,...é presidente á conta do Major batata !!

Ouve uma coisa goleador, vamos fazer uma banca de apostas aqui no BOLANATOLA ? Eu arranco!

Amanhã Portugal 2 Turquia 1

bivolta disse...

Para minha tristeza, vai ser 2-2

Ana Camarra disse...

Seja como for mesmo que POrtugal ganhe 5 a 0, não baixam os impostos, não baixa o desemprego, não desaparece o Socrates...
è isso que acho que por vezes o povo não vê, percebo o orgulho, caraças ants quero que ganhem os nossos, mas mobiliza,m.se para isto e não se mobilizam em dia de eleições, enfim.
Quem faz os caracois é um amigo meu, são 5 estrelas, de qualquer das formas o melhor é mesmo a companhia.

bivolta disse...

Dizes bem, camarrada,
a companhia tem que ser boa, pois de outra forma, até os caracóis perdiam a graça.

Este mugabe, perdeu alguma coisa???
Desembucha bleque trepa no coqueiro.

Ana Camarra disse...

Ó Goleador
Então Portugal ganhou o 1º round e tu não postas nada?
Olha, quando marcaram os golos eu estava não conversa na rua á volta do fogareiro onde se assavam uns complementos, não vi nenhum.
Paciencia...

goleador disse...

Estou em profunda meditação,
cara camarrada.
Mas foi uma boa surpresa verificar o seu "azar" por não ter visto os golos.

Anónimo disse...

Contra a Rep. Checa vão ser 3-1 prós Tugas !!!

Anónimo disse...

O goleador tá triste porque não foi convidado pela Aninhas prós caracoles ! hehehehehehehehehehe

Ana Camarra disse...

Os meu amigos já acham que eu dou azar e só quando eu saio da sala é que Portugal marca golos....´
É verdade tens de me explicar: então o nosso 1º goleador é um Português de gema assim tipo primo do Obikuelo, não é?